Crise econômica de 2008

Um dos acontecimentos mais marcantes no século XXI foi à crise mundial financeira de 2008, que se deu quando os bancos dos Estados Unidos da América e da Europa entraram numa sucessão de falências. Durante 1990, principalmente no governo de Bill Clinton começou um grande aumento de medidas financeiras no setor imobiliário, onde o objetivo era que aumentassem o numero de proprietários. Algumas empresas começaram a comprar carteiras de crédito imobiliário dos bancos americanos e isso fez com que uma manobra financeira fosse aplicada para liberar os bancos para emitir mais créditos aos compradores.
O acordo dos bancos com as empresas que compravam crédito desencadeou a desregulamentação do sistema financeiro mundial, o ápice da crise se deu quando as pessoas que compravam imóveis por meio de créditos bancários acabaram praticamente dando um “calote”, assim com as pessoas parando de pagar suas dívidas, os bancos começaram a falir com números de ate 170 bilhões de dólares.
Logo após o congresso americano aprovou a liberação de 700 bilhões de dólares para socorrer o sistema financeiro, mas isso fez com que a crise se agravasse, com uma grande intervenção estatal na economia americana. Essas medidas interventora salvaram momentaneamente o sistema financeiro e aos bancos de uma crise mais catastrófica.
Durante e após a crise, protestos ganharam força contra a especulação financeira e imobiliária americana, um desses protestos foi o movimento “Ocupe All Street” onde jovens montavam acampamento em frente a Bolsa de valores na All Street, Nova York.
Trazendo ao lado critico esses protestos demonstram as diferentes ideologias das pessoas em relação ao governo, não só americano mais de todos os países com sua forma de lhe dar com a crise mundial. Criticas durante o processo de uma crise e como o governo transmite ao povo se remete ao processo critico, pois entram em discussão às ideologias, o uso internacional da manipulação pública, a comunicação e a esfera pública, com isso uma crise se agrava ainda mais se não controlada de forma correta, principalmente os meios de processo crítico.

https://artefinalsp.files.wordpress.com/2016/10/20107-how-to-draw-landscapes-78.jpg
http://escolakids.uol.com.br/a-crise-financeira-de-2008.

14641920_664227543754524_7442492546011390435_nAutoria da charge: Agência Arte Final. 

g-cvr-120915-occupy-makely-02-photoblog600

https://www.google.com.br/search?q=significado+de+occupy+walls&espv=2&biw=1366&bih=613&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiOj9fL2prQAhXLfpAKHVDtD4EQ_AUICCgB#tbm=isch&q=occupy+walls&imgrc=qwwRaXQKgKVPyM%3A

Imagem retirada do google, representando a crise financeira mundial.